Consulta nutricional personalizada
Exame de intolerância alimentar
Consulta Nutricional Personalizada:
O atendimento Nutricional é personalizado respeitando a individualidade bioquímica de cada um.
É baseado em um questionário minucioso onde é possível identificar possíveis alterações fisiológicas e uma avaliação clínica e
antropométrica, através de bioimpedância que analisa a composição corporal, onde são avaliadas as alterações estéticas.
A partir daí é elaborado um plano alimentar que atenda as necessidades e atinja os objetivos propostos.
O conceito é cuidar da beleza de dentro pra fora!
Intolerância Alimentar
Intolerância Alimentar (também conhecida como alergia tardia, hipersensibilidade alimentar ou alergia tipo III) consiste em reações não tóxicas, as quais podem ser causadas por alimentos (proteínas) reconhecidos como estranhos pelo organismo levando a reações mediadas principalmente por IgG. Mais de 80 % das reações imunológicas tem sua origem no intestino que garantem uma barreira contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. Esses alimentos ou substâncias e/ou fragmentos de proteínas (macromoléculas), inflamam a mucosa intestinal, aumentam a permeabilidade, caem na circulação e são reconhecidos pelo sistema imunológico como elementos estranhos e agressores. São combatidos pelo sistema imunológico, formando imunocomplexos (Ag-Ac), que se não forem neutralizados ou fagocitados, serão depositados em órgão ou tecidos levando a processos inflamatórios e revelando os sinais e sintomas. A literatura médica mundial, para o assunto, descreve mais de 150 sinais e sintomas associados à incompatibilidade, hipersensibilidade ou intolerância alimentar. Com este processo instalado dizemos que o paciente é intolerante ao determinado alimento. Excluindo o alimento da dieta por certo tempo (mínimo 90 dias), tratando a mucosa intestinal e recompondo a microflora intestinal o alimento poderá ser reintroduzido à rotina do indivíduo observando sempre a frequência e quantidade.
A intolerância alimentar não deve ser confundida com a alergia alimentar.
Sinais e Sintomas
A intolerância alimentar decorre de processos imunológicos que levam ao aparecimento de sintomas inespecíficos tais como: fadiga, desatenção, cólicas, enxaqueca, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, inchaço, dores abdominais, dores articulares, psoríase, acne, diarréia, síndrome do intestino irritável (SII) entre outros. Os sintomas podem durar por muitos dias e são geralmente intermitentes, dificultando a identificação dos alimentos que seu corpo não tolera Por isso muitas vezes aquela enxaqueca crônica que reluta em ir embora pode ser resultado de uma intolerância a algum alimento.
EXAME DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Food detective
É um teste onde é possível identificar alergias tardias, mediadas por IgG, ou seja, àquelas que respondem após 72h na ingesta alementar e por isso difíceis de identificar.
Simples: Ë realizado no próprio consultório, a partir da coleta de uma pequena gota de sangue (50ul).
Rápido: Tempo total da análise, 40 minutos.
Específico: Método ELISA – Macroarray, identifica anticorpos IgG total ( subclasses 1,2,3,e 4) para 59 alimentos. Com a avaliação é possível identificar o grau de intolerância sendo (negativo, fraco, médio e forte nível de anticorpos IgG).
Seguro: Registrado e certificado MS – ANVISA 8011530141
Desenvolvido e produzido por Cambridge Nutritional Sciences Ltda. (OMEGA Group-UK)
Alimentos Investigados:
- Leite e Ovos: Leite de Vaca, Ovo Total (clara e gema)
- Peixes, Crustáceos e Frutos do Mar: Bacalhau, Hadoque, Linguado, Salmão, Truta, Atum,Camarão, Caranguejo, Lagosta, Mexilhão.
- Frutas: Maçã, Groselha Preta (Cassis), Azeitonas, Limão, Laranja, Grapefruit, Toranja, Tomate, Melância, Melão, Melão Cantaloupe,Morango.
- Grãos e Cerais: Trigo, Trigo duro, Glúten, Aveia, Arroz, Centeio, Milho.
- Ervas e Especiarias: Gengibre, Alho, Mel, Fermento, Leveduras (panificação e bedidas).
- Carnes: Carne Bovina, Frango, Cordeiro, Porco.
- Castanhas e Sementes: Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Noz, Noz de Cola,Amendoim, Lentilha, Ervilha, Feijão, Soja, Cacau, Gergelim, Girassol.
- Vegetais: Brócolis, Couve / Repolho, Cenoura, Alho Porró, Batata, Aipo, Pimentões, Cogumelo.